segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Bullyng

Bullying 

Refere-se a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia. Nessa categoria incluem-se também os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
Saiba que atitudes que comumente consideramos "brincadeira" como: apelidar, sacanear, perseguir, bater, intimidar, xingar, ofender, aterrorizar, empurrar, beliscar, zoar, discriminar, ferir, amedrontar, furtar, chutar, gozar, excluir, humilhar, isolar, roubar, ameaçar, falar mal, agredir, ignorar ou quebrar pertences tudo isso pode ser bullying.

Quem pratica bullying?
Qualquer um de nós pode praticar bullying, mas geralmente os agressores apresentam comportamento irritadiço, irrequieto, ofensor, intolerante e agem impulsivamente provocando os colegas.

Como é o perfil das vítimas agressoras?
Pode parecer mentira, mas pessoas que são ou foram vítimas de violência acabam por reproduzir os maus-tratos sofridos. Se integram em grupos e começam a intimidar sem qualquer motivo, sem remorsos.

Os expectadores, quem são?
Somos todos nós que assistimos aos maus-tratos. A reação do expectador depende de seus valores, da autoestima e de sua preocupação com o bem estar do grupo.

Porque as vítimas não se defendem?
Quem já se sentiu intimidado sabe bem o que é isso. Os motivos são muitos, mas geralmente a vítima de bullying se sente isolada e excluída, com moral rebaixado. Acredita estar sozinho afinal crê que ninguém quer conviver com alguém "fraco ou indefeso". Por outro lado os colegas também não sabem direito como agir e muitas vezes acabam por ignorar ou temem apoiar para não se tornarem as próximas vítimas. Esquecem-se que quando muitas pessoas querem a mesma coisa a situação pode mudar.

Como as vítimas de bullying se sentem?
Fisicamente, devido ao alto nível de estresse, próximo ao horário de ir à escola as vítimas de bullying podem apresentar sintomas como: suor excessivo, palpitações dores de cabeça, dor de estômago, diarreia, falta de ar entre outros. A situação de estresse pode ainda desenvolver doenças como gastrite, bulimia, anorexia, insônia, herpes, problemas respiratórios, obesidade ou problemas ainda mais graves. Psicologicamente podem gerar crises de ansiedade, tensão, medo, raiva reprimida, angústia, tristeza, rejeição, desejo de vingança e pensamento suicida entre outros. É, uma aparente brincadeira pode tirar a saúde de um colega!
Fonte http://www.portal.santos.sp.gov.br/seduc/bullying/saibamais.html











Nenhum comentário:

Postar um comentário