quarta-feira, 4 de março de 2015

EEEF PROFESSOR LUIZ CARLOS PAULA ASSIS - 10 ANOS



HISTÓRICO DA ESCOLA

 

A escola Estadual de Ensino Fundamental “Professor Luiz Carlos Paula Assis”. Situada no município de Vilhena-RO, está localizada a avenida Juraci Correa Muller, 6884, setor – 06, Bairro: Parque São Paulo, e foi criada pelo Decreto nº 1440 de 21 de dezembro de 2004, pelo Senhor Governador Ivo Narciso Cassol, e tem como mantenedora a Secretaria de Estado da Educação – SEDUC. A mesma teve sua construção iniciada no ano de 2000 e seu término em 2004. 
                 Durante esse tempo muitas decisões foram tomadas: 1º: a escola seria cedida ao município; 2º: passou a ser cogitado que a mesma seria cedida para ser uma escola militar; só no final do ano de 2004 que a situação ficou resolvida, a então representante da SEDUC, em Vilhena, Professora Maristela Mitie Tanaka, informou que a escola permaneceria no quadro das escolas estaduais, funcionando com ensino de 1ª a 4ª série, comunicando também que a mesma receberia o nome de PROFESSOR LUIZ CARLOS PAULA ASSIS, uma homenagem ao falecido Professor Luiz Carlos Paula Assis, que trabalhou durante dezoito (18) anos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Zilda da Frota Uchôa”.
            Encaminharam para a SEDUC/Porto Velho toda a documentação para apreciação, isso com a aprovação da viúva do mesmo, Professora Ana Nery.  No dia 21 de dezembro de 2004, foi então aprovado o nome da escola.
No ano de 2005 a escola começou a funcionar, sendo inaugurada em 04 de março de 2005. A primeira equipe gestora a ser formada para desenvolver o trabalho administrativo e pedagógico foi: Diretor (a): Professor Joaquim Germiniano da Silva; Vice-Diretor (a): Maria Neuza Miguel; Secretária Geral: Eunice Lemos Souza; Coordenação Pedagógica: Cristina Zulmira Guimarães; Orientação Educacional: Irene Oliveira da Silva; Coordenação da Sala de Leitura: Eloisa Anastácio de Castro e Doranilse Gomes da Silva; Coordenação da TV Escola: Paulo Roberto de Paula Assis; Bibliotecária: Noêmia Gomes de Souza; Auxiliares de Secretaria: Tânia Maria Fantin Oliveira Vilarim, Diva Bezerra da Silva, Cátia Lima de Araújo e Maria do Socorro Chaves Barbosa; Professores (as): Elsilene Rodrigues de Ramos, Clotilde Bianchini; Francisco Roberto da Silva de Carvalho; Junilce Ferreira Hermínio; Ivoni Cipriano da Silva, Inês Moreira Cruz, Maria de Nazaré Vargas Quintão, Maria Glória Santos Araújo, MarileiZucchinali, RosemereGambati; Ana Madalena Santos Freire. Pessoal de Apoio: Cleonice Miranda Povidaiko, Diranildes Chaves Reis, EdisomLuiz de Oliveira, Eva Rosa Monteiro, Geraldo Alves dos Santos, João Frutuoso dos Santos, João Leite da Silva, Irenilda Terezinha Medeiros Lima, Izaura Pereira de Lima Souza, Leonice Batista Moura, Lucília da Silva, MarcelaCarneiro, Oscar Blank e Lídia Tagarro Costa Pereira e Setor de Prestação de Contas: Roberto Caciano Silva.
No segundo ano de funcionamento da escola, a equipe toda preocupou-se em analisar novos passos e perspectivas orientadoras para estabelecer diretrizes de uma prática avaliativa voltada para a globalização pedagógica das ações e como processo pedagógico transformador do ensino-aprendizagem.Foi elaborado o Projeto Pedagógico Escolar com a participação de todos os setores da comunidade escolar.  A Tendência Pedagógica definida pela equipe e comunidade escolar foi a crítico-social dos conteúdos, na qual o conhecimento universal é transmitido com a mediação do professor de modo a promover a interação desses conteúdos com a realidade social do aluno, promovendo a construção do conhecimento, com o auxílioda teoria sociointeracionista.
A formação da equipe técnica-pedagógica para o ano letivo de 2006 ficou assim constituída: Direção: Joaquim Germiniano da Silva; Vice-direção: Maria Neuza Miguel; Secretária: Eunice Lemos Souza;Coordenação Pedagógica: Cristina Zulmira Morais Guimarães; Orientação Educacional: Irene de Oliveira da Silva; Coordenação da TV Escola: Cátia Lima de Araújo e Eloísa Anastácio de Castro; Bibliotecária: Noêmia Gomes de Souza; Coordenação da Sala de Leitura: Fátima do Nascimento Varela; Psicóloga: Maria Helena Quaresma Ribeiro; Prestação de Contas: Roberto Caciano Silva; Auxiliares de Secretaria: Tânia Maria Fantim Oliveira Vilarin, Maria do Socorro Chaves Barbosa, Diva Bezerra da Silva, Maria Bonatto Fernandes; Professores(as): Elsilene Rodrigues Ramos, RosemereGambati, Clotilde Bianchini, Francisco Roberto da Silva Carvalho, Inês Moreira Cruz, Junilce Ferreira Hermínio, Maria Glória Santos Araújo, Maria de Nazaré Vargas Quintão, Ana Madalena Santos Freire, MarileiZucchinali, Marilena Lobo Rodrigues, Deolinda Rosa Stevanelli, Ivone Cipriano da Silva, Ivoni Castilho Corrêa, Luzenir Souza, Carmen Lúcia Rosita da Silva, Nilva Aparecida Paulino, Priscilla Martins Correa Araújo; Pessoal de Apoio: João Frutuoso dos Santos, Diranildes Chaves Reis, Cleonice Miranda Povidaiko, Lídia TYagarro Costa Pereira, Izaura Pereira de Lima Souza, Irenilda Terezinha Medeiros Lima, Lucília da Silva, Leonice Batista de Moura, Edisom Luiz de Oliveira, Oscar Blank, Marcela Carneiro, Geraldo Alves dos Santos, Ana Augusto Sathler Moreira, Adão Francisco, Eva Rosa Monteiro, João Leite da Silva, Luzia Maria Dias e no Setor de Prestação de Contas: Roberto Caciano Silva.

                    A partir do ano letivo de 2007 o Projeto Pedagógico da Escola passou por mudanças significativas para adequar-se a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, obrigatório e gratuito, de acordo com a Portaria nº 283/07/GAB-SEDUC, que colocou em vigor a Resolução nº 131/06-CEE/RO e as Leis nº 11.114/05 e 11.274/06, mudanças essas que trarão benefícios ao educando, já que a escola oferecerá para os alunos de 6 anos ensino equivalente ao Pré III (letramento) – 1º ano, com continuidade no 2º ano (alfabetização), 3º, 4º e 5º ano, atendendo a clientela dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, porém como a Escola trabalha com o projeto Caminhar, os três primeiros anos continuarão sendo  trabalhadas em forma de período do Ciclo Básico de Aprendizagem.

                      A formação da equipe técnica-pedagógica para o ano letivo de 2007 ficou assim constituída: Direção: Joaquim Germiniano da Silva; Vice-direção: Maria Neuza Miguel; Secretária: Eunice Lemos Souza; Coordenação Pedagógica: Clarita Júlia HaubertMantelli; Coodenação de Projetos: Jose Moscardo Moreira; Coordenação da sala de apoio Especializado: Clotilde Bianchini; Orientação Educacional: Irene de Oliveira da Silva; Coordenação da TV Escola: Cátia Lima de Araújo e Eloísa Anastácio de Castro; Bibliotecária: Noêmia Gomes de Souza; Coordenação da Sala de Leitura: Ivoni Castilho Corrêa; Psicóloga: Maria Helena Quaresma Ribeiro; Prestação de Contas: Roberto Caciano Silva; Auxiliares de Secretaria: Tânia Maria Fantim Oliveira Vilarin, Maria do Socorro Chaves Barbosa, Diva Bezerra da Silva, Maria Bonatto Fernandes; Professores(as): Elsilene Rodrigues Ramos, RosemereGambati, Clotilde Bianchini, Inês Moreira Cruz, Maria Glória Santos Araújo, Maria de Nazaré Vargas Quintão, MarileiZucchinali, Deolinda Rosa Stevanelli,  Ivoni Castilho Corrêa, Marilete Bernardi Nunes, Milton Martins Marques, Maria Esmênia Alves Maia Gomes da Costa, Carmen Lúcia Rosita da Silva, Nilva Aparecida Paulino, Priscilla Martins Correa Araújo; Pessoal de Apoio: Cleonice Miranda Povidaiko, Diranildes Chaves Reis, Creuza Gomes de Oliveira, Ana Augusto Sathler Moreira, Adão Francisco, Lucineide Frazão de Oliveira, Geraldo Alves dos Santos, Manoel Chaves Barbosa, Irenilda Terezinha Medeiros Lima, Izaura Pereira de Lima Souza, Lucília da Silva, MarcelaCarneiro, Manoel Pereira Borges.

                        No final de 2007 optou-se pela não continuidade do CBA, sendo que serão concluídos o 2º e 3º períodos até o final de 2009 e para 2008 a escola terá o 1º ano, 2º e 3º períodos do CBA e 4º e 5º ano do ensino fundamental d 09 nove anos regida pela portaria 1361/07-GAB/SEDUC-CBA.

No quarto ano de funcionamento deu-se a continuação do Ensino Fundamental de nove anos, sendo 1º ano (uma vez que a escolaoptou pela não continuidade do CBA, e sim apenas a conclusão do 2º e 3º períodos), CBA 2º e 3º períodos, 4º e 5º ano. Com o ingresso para o ensino obrigatório e gratuito do aluno de seis anos de idade para cursar o primeiro ano, equivalente ao antigo Pré III (letramento). Mudança amparada pela Resolução 131/06/CEE/RO e pela Portaria 1361/07/GAB/SEDUC.
No ano de 2008 tivemos como projeto norteador o Projeto “Viajando no Mundo da Leitura”,focando a realidade dos alunos através do estudo do bairro, objetivando a melhoria nos índices de aprendizagem dos alunos. A formação da equipe técnica-pedagógica para o ano letivo de 2008 ficou assim constituída: Direção: Joaquim Germiniano da Silva; Vice-direção: Maria Neuza Miguel; Secretária: Eunice Lemos Souza; Coordenação Pedagógica: Clarita Júlia HaubertMantelli; Coodenação de Projetos: Jose Moscardo Moreira; Coordenação da sala de apoio Especializado: Clotilde Bianchini; Orientação Educacional: Irene de Oliveira da Silva; Coordenação da TV Escola: Deolinda Rosa Stevanelli e Eloísa Anastácio de Castro; Bibliotecária: Noêmia Gomes de Souza; Coordenação da Sala de Leitura: Lioberto Mário Tilmemm; Psicóloga: Maria Helena Quaresma Ribeiro; Prestação de Contas: Roberto Caciano da Silva;Auxiliares de Secretaria: Tânia Maria Fantim Oliveira Vilarin, Maria do Socorro Chaves Barbosa, Diva Bezerra da Silva, Maria Bonatto Fernandes; Professores(as): Elsilene Rodrigues Ramos, RosemereGambati, Inês Moreira Cruz,  Maria Glória Santos Araújo, Maria de Nazaré Vargas Quintão, MarileiZucchinali, Deolinda Rosa Stevanelli,  Ivoni Castilho CorrêaSolange Gomes, Milton Martins Marques, Marilete Bernardi Nunes, Carmen Lúcia Rosita da Silva, Nilva Aparecida Paulino, Priscilla Martins Correa Araújo; Pessoal de Apoio: Cleonice Miranda Povidaiko, Diranildes Chaves Reis, Creuza Gomes de Oliveira, Ana Augusto Sathler Moreira, Adão Francisco, Lucineide Frazão de Oliveira, Geraldo Alves dos Santos, Manoel Chaves Barbosa, Irenilda Terezinha Medeiros Lima, Izaura Pereira de Lima Souza, VanessaméliaStevanelli de Oliveira, Lucília da Silva, MarcelaCarneiro, Manoel Pereira Borges e Nerino Rodrigues de Camargo.
No final do ano de 2008 a escola obteve sua Autorização de Funcionamento através da Portaria nº 1289 de 16/12/2008, por quatro anos.
             No quinto ano de funcionamento a escola continuou a oferecer o Ensino Fundamental de nove anos, de 1º ao 5º ano, com a conclusão, no ano de 2009 do 3º período do Ciclo Básico de Aprendizagem. A escola desenvolveu o Projeto “Aprendendo Com Arte”, que objetivando oferecer alternativas diferenciadas de aprendizagem aos alunos que apresentam baixo desempenho acadêmico nas diversas áreas de conhecimento através das oficinas de arte e ciências e estudos de recuperação paralela, a fim de superar as dificuldades de aprendizagem apresentadas por 25% dos alunos no início deste ano letivo, além de elevar o índice do IDEB.                                                                                                                                                                                                                                            A formação da equipe técnica-pedagógica para o ano letivo de 2009 ficou assim constituída: Direção: Irene de Oliveira da Silva da Silva; Vice-direção: Maria Neuza Miguel; Secretária: Eunice Lemos Tavares; Coordenação Pedagógica: Clarita Júlia HaubertMantelli; Coordenação da Sala de Recursos: Clotilde Bianchini; Orientação Educacional: Inês Moreira da Cruz; Coordenação da Telesala: Maria Bonatto Fernandes; Bibliotecária: Maria Helena Pinto; Coordenação da Sala de Leitura: Maria de Fátima CarinhenaAlabi; Coordenação da Oficinas do PME:RosemereGambati; Prestação de Contas: Roberto Caciano da Silva;  Auxiliares de Secretaria: Tânia Maria Fantim Oliveira Vilarin, Maria do Socorro Chaves Barbosa, Diva Bezerra da Silva, Fabiana Ferreira Freitas; Digitador: Luiz Cassimiro de Oliveira; Professores(as): Elsilene Rodrigues Ramos, Maria da Glória Carvalho Sá, Charlene Regina Pomim,  Ivone Cipriano da Silva, Maria de Nazaré Vargas Quintão, MarileiZucchinali, Rosinalva Borges Cruz,  Ivoni Castilho Corrêa,Solange Gomes, Edna Messias Bueno, Marilete Bernardi Nunes, Carmen Lúcia Rosita da Silva, Nilva Aparecida Paulino, Célia Regina Carbonera; Pessoal Técnico Administrativo: Cleonice Miranda Povidaiko, Diranildes Chaves Reis, Creuza Gomes de Oliveira, Ana Augusto Sathler Moreira, Adão Francisco, Lucineide Frazão de Oliveira, Benedito Machado da Silva, Manoel Chaves Barbosa, Irenilda Terezinha Medeiros Lima, Izaura Pereira de Lima Souza, Vanessa MéliaStevanelli de Oliveira, Lucília da Silva, MarcelaCarneiro, Manoel Pereira Borges, Vardolério Martins Bahls e Lafaeti de Oliveira, Marilda Eidans Farias, Valdete Souza Padilha.
           No sexto ano de funcionamento a escola continua a oferecer o Ensino Fundamental de nove anos, de 1º ao 5º ano. Neste ano de 2010 desenvolvemos com o 2º ano o Projeto “APRENDER É UMA FESTA”, um projeto interdisciplinar que objetivando envolver o aluno em atividades que lhe propiciem experiências ricas de significado, através de alternativas que o levem a superação de suas dificuldades, através da leitura de imagens e sons, do fazer artístico, da apreciação da arte, do refletir sobre o processo criativo e inventivo, do olhar crítico, da oportunidade de expressão corporal e emocional, da comunicação verbal e não verbal e da leitura de mundo.
A formação da equipe técnica-pedagógica para o ano letivo de 2010 ficou assim constituída: Direção: Irene de Oliveira da Silva da Silva; Vice-direção: Maria Neuza Miguel; Secretária: Eunice Lemos Tavares; Coordenação Pedagógica: Clarita Júlia HaubertMantelli; Coordenação da Sala de Recursos: Clotilde Bianchini; Orientação Educacional: Maria da Glória Carvalho Sá; Psicóloga Escolar: Walmilia Wanderley Rodrigues de Melo; Coordenação da Telessala: Maria Bonatto Fernandes e Edegar Monteiro da Silveira; Bibliotecária: Maria Helena Pinto; Coordenação da Sala de Leitura: Clarice Faria Campos e RosemereGambatti; Prestação de Contas: Roberto Caciano da Silva;Auxiliares de Secretaria: Tânia Maria Fantim Oliveira Vilarin, , Diva Bezerra da Silva, Fabiana Ferreira Freitas, VanessaméliaStevanelli de Oliveira; Digitador: Luiz Cassimiro de Oliveira; Professores(as): Elsilene Rodrigues Ramos, Maria Divina Ferreira, Ana Luiza Souza Nascimento da Costa, Charlene Regina Pomim,  Ivone Cipriano da Silva, Inês Moreira da Cruz, Maria de Nazaré Vargas Quintão, MarileiZucchinali, HedileinePâmelade Souza Silva,  Ivoni Castilho Corrêa, Maria Luiza Lista de Oliveira, Edna Messias Bueno, Marilete Bernardi Nunes, Carmen Lúcia Rosita da Silva, Maria de Fátima CarinhenaAlabi, Célia Regina Carbonera, Josy Mary da Rocha, Luiz Alberto Arruda de Albuquerque; Pessoal Técnico Administrativo: Cleonice Miranda Povidaiko, Diranildes Chaves Reis, Creuza Gomes de Oliveira, Ana Augusto Sathler Moreira, Adão Francisco, Lucineide Frazão de Oliveira, Benedito Machado da Silva, Manoel Chaves Barbosa, Irenilda Terezinha Medeiros Lima, Izaura Pereira de Lima Souza, Lucília da Silva, MarcelaCarneiro, Manoel Pereira Borges, Vardolério Martins Bahls, Lafaeti de Oliveira, Valdete Souza Padilha, Conceição Aparecida dos Santos, Maria de Nazaré Pereira de Souza.
           No sétimo ano de funcionamento a escola continua a oferecer o Ensino Fundamental de nove anos, de 1º ao 5º ano. Desenvolvemosno ano de 2011  com o 4º ano o Projeto “Pequenos Leitores, Grandes Descobertas”, levando-os a ver e descobrir a beleza da história do nosso município: Vilhena. Foi um sucesso. Chegamos bem próximos de nossa meta. Enfrentamos o problema da falta de recursos, mas tivemos grandes parcerias.
          Aformação da equipe técnica-pedagógica para o ano letivo de 2011 ficou assim constituída: Direção: Maria de Fátima Oliveira Alves; Vice-direção: Ivone Cipriano da Silva; Secretária: Diva Bezerra Batista; Coordenação Pedagógica: Clarita Júlia HaubertMantelli; Coordenação da Sala de Atendimento Educacional Especializado: Maria da Glória Carvalho Sá; Orientação Educacional: Maria Helena Ferrari; Coordenação da Telessala: Maria Bonatto Fernandes e Edgar Monteiro da Silveira; Bibliotecária: Maria Helena Pinto; Coordenação da Sala de Leitura: RosemereGambatti; Prestação de Contas: Lucineide Frazão de Oliveira Moura; Odontóloga: Maria Beatriz Gasparin Boni; Auxiliares de Secretaria: Tânia Maria Fantim Oliveira Vilarin, Fabiana Ferreira Freitas, Ana Augusto Sathler Moreira, VanessaméliaStevanelli de Oliveira, Zélia Maria Cardoso; Digitador: Luiz Cassimiro de Oliveira; Professores(as): Elsilene Rodrigues Ramos, Ana Luiza Souza Nascimento da Costa, Charlene Regina Pomim,  Inês Moreira da Cruz, Maria de Nazaré Vargas Quintão, MarileiZucchinali, Hedileine Pâmela de Souza Silva,  Ivoni Castilho Corrêa, Maria Luiza Lista de Oliveira, Edna Messias Bueno, Marilete Bernardi Nunes, Carmen Lúcia Rosita da Silva, Maria de Fátima CarinhenaAlabi, Célia Regina Carbonera, Fernando Dias de Andrade do Nascimento, Janete Soares, Monica Ferreira Costa Dulcetti, Silvia Aparecida Prado, Maria Neuza Miguel; Pessoal Técnico Administrativo: Cleonice Miranda Povidaiko, Diranildes Chaves Reis, Creuza Gomes de Oliveira, Adão Francisco, Lucineide Frazão de Oliveira Moura, Benedito Machado da Silva, Irenilda Terezinha Medeiros Lima, Izaura Pereira de Lima Souza, Lucília da Silva, MarcelaCarneiro, Manoel Pereira Borges, Valdete Souza Padilha, Maria de Nazaré Pereira de Souza, Carla Vieira da Silva, Edson Souza de Castro, Gesiane Neves da Silva, Ismael Rocha da Silva, Sandra Gomes de Oliveira, Núbia Alves da Silva, Cleide Duquesne.
Neste ano a escola passou por uma grande transformação com a concretização da gestão democrática através da eleição do Conselho Escolar e da Direção Escolar.
          Este também o último ano em que a escola ofereceu o 1º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, eliminando assim gradativamente os anos iniciais para oferecer o ensino de 6º ao 9º ano.
           No oitavo ano de funcionamento a escola ofereceu o Ensino Fundamental de nove anos, de 2º ao 5º ano. Para o ano de 2012 estamos propondo o Projeto “Vale a Pena Viver Aqui: Entre o Enigma e o Fascínio, com o objetivo de oferecer alternativas diferenciadas de aprendizagem, tendo como ponto de partida a realidade que nos cerca, ou seja, o nosso bairro, possibilitando a aprendizagem da leitura, escrita e interpretação dos alunos do 3º ano que tiveram baixo desempenho acadêmico nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, tendo como propósito suprir essa deficiência ao final do projeto. Nossa meta é elevar o índice geral de desempenho acadêmico dos alunos 3º ano, de 92,3 % no ano letivo de 2011, para 96,0 % no final do Projeto, no mês de novembro deste ano, superar índices de desempenho apresentados, elevando o índice do IDEB de 4.9 (2009) para 5.2.
A formação da equipe técnica-pedagógica para o ano letivo de 2012 ficou assim constituída: Direção: Maria de Fátima Oliveira Alves; Vice-direção: Ivone Cipriano da Silva; Secretária: Diva Bezerra Batista; Coordenação Pedagógica: Clarita Júlia Haubert Mantelli; Coordenação da Sala de Atendimento Educacional Especializado: Maria da Glória Carvalho Sá; Orientação Educacional: Silvia Aparecida Prado; Coordenação da Telessala: Maria Bonatto Fernandes e Edgar Monteiro da Silveira; Bibliotecária: Janaína Aparecida Calgarotto Cardoso, Izabel Faria e Maria Helena Pinto; Coordenação da Sala de Leitura: Rosemere Gambatti e Hedileine Pamela de Souza Silva; Pale: Lucineide Frazão de Oliveira Moura e Clebson Rodrigues Medrade; Odontóloga: Maria Beatriz Gasparin Boni; Auxiliares de Secretaria: Tânia Maria Fantim Oliveira Vilarin, Fabiana Ferreira Freitas, Vanessa Amélia Stevanelli, Zélia Maria Cardoso; Coordenação Laboratório de Informática Educacional: Luiz Cassimiro de Oliveira e Cátia Lima de Araújo Fernandes; Professores(as): Elsilene Rodrigues Ramos, Ana Luiza Souza Nascimento da Costa, Charlene Regina Pomim,  Inês Moreira da Cruz, Maria de Nazaré Vargas Quintão, Marilei Zucchinali, Amanda Kaiser de Oliveira,  Ivoni Castilho Corrêa, Edna Messias Bueno, Marilete Bernardi Nunes, Carmen Lúcia Rosita da Silva, Maria de Fátima Carinhena Alabi, Maria Glória Santos Araújo, Osmar Santos Batista; Pessoal Técnico Administrativo: Cleonice Miranda Povidaiko, Diranildes Chaves Reis, Creuza Gomes de Oliveira, Gesiane Neves da Silva, Francisco Carlos Lauefer, Irenilda Terezinha Medeiros Lima, Izaura Pereira de Lima Souza, Lucília da Silva, Marcela Carneiro, Manoel Pereira Borges, Valdete Souza Padilha, Maria de Nazaré Pereira de Souza, Carla Vieira da Silva, Katia Simeia de Souza, Ismael Rocha da Silva, Sandra Gomes de Oliveira, Núbia Alves da Silva, Cleide Duquesne, Ana Augusto Sathler Moreira, Maria Neuza Miguel .
            A escola seguirá a mesma proposta dos anos anteriores, com as devidas adequações, tendo como norteador o Projeto “Vale a Pena Viver Aqui: Entre o Enigma e o Fascínio”.
            No nono ano de funcionamento a escola oferecerá o Ensino Fundamental de nove anos, de 2º ao 5º ano. Para o ano de 2013 estamos propondo o Projeto “Ler e Escrever: Um Encontro de Prazer Com a Turma da Mônica, que será desenvolvido nas turmas do 2º ano, uma vez que no ano anterior foram as turmas que apresentaram maior índice de retenção, com o objetivo de oferecer alternativas diferenciadas de aprendizagem, tendo como ponto de partida a leitura do gênero Histórias em Quadrinho, uma leitura atrativa, cujos personagens também são crianças, com os quais os alunos se identificam imediatamente, através dos quais podem ser trabalhados todos os conteúdos da alfabetização e temas transversais, fazendo um paralelo com a realidade que os cerca, para despertar no aluno o desejo de ler, de conhecer mais sobre o que viu, enriquecendo as informações das mais variadas procedências e contextos, que o mesmo traz consigo, incentivando o senso crítico, a capacidade de ler a realidade e de agir para transformá-la, impregnando de sentido a vida cotidiana.
           Nossa meta é elevar o índice geral de desempenho acadêmico dos alunos 2º ano, de 93,0 % no ano letivo de 2012, para 96,0 % no final do Projeto, no mês de dezembro deste ano, elevar o nível de desempenho na Provinha Brasil de 4,  no início do ano para 5, elevar o nível de proficiência abaixo do básico e básico para o nível adequado  na SAERO, superar índices de desempenho apresentados pelo 5º ano na SAERO elevando os níveis de proficiência  abaixo do básico e básico para o nível adequado, assim como os índices de desempenho na Prova Brasil/SAEB que, juntamente com outros dados, resultam na elevação do índice do IDEB de 5.0 (2011) para 5.2.
No ano de 2013 a Escola aderiu ao Programa Mais Educação que tem por finalidade ampliar a jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral, por meio da articulação de ações, de projetos e de programas do Governo Federal e suas contribuições às propostas, visões e práticas curriculares da rede pública estadual de ensino, alterando o ambiente escolar e ampliando a oferta de saberes, métodos, processos e conteúdos educativos.
           Nesse ano também foi implantado o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – que trouxe novamente o ciclo básico de alfabetização.
A formação da equipe técnica-pedagógica para o ano letivo de 2013 ficou assim constituída: Direção: Maria de Fátima Oliveira Alves; Vice-direção: Ivone Cipriano da Silva; Secretária: Diva Bezerra Batista; Coordenação Pedagógica: Clarita Júlia Haubert Mantelli; Coordenação da Sala de Atendimento Educacional Especializado: Maria da Glória Carvalho Sá; Orientação Educacional: (não tivemos orientadora); Coordenação da Telessala: Edgar Monteiro da Silveira; Bibliotecária: Paulo Roberto Paula Assis;Coordenação da Sala de Leitura: RosemereGambatti;Pale: Marcela Carneiro; Odontóloga: Maria Beatriz Gasparin Boni; Auxiliares de Secretaria: Tânia Maria Fantim Oliveira Vilarin, Fabiana Ferreira Freitas,Zélia Maria Cardoso; Coordenação Laboratório de Informática Educacional:Ana Luiza Souza Nascimento da Costa;Psicopedagoga:Silvani Pacheco Santana; Dentista: Maria Beatriz Gasparim Boni; Coordenador do Programa Mais Educação:Ozias Alves;Professores(as): Ana Caroline Stringhi, Deisielle Barbosa Sgamate Prado,  Maria KorlikoskiStringhi, Inês Moreira da Cruz, Maria de Nazaré Vargas Quintão, MarileiZucchinali,  Ivoni Castilho Corrêa, Edna Messias Bueno, Marilete Bernardi Nunes, Maria de Fátima Carinhena Alabi, Maria Glória Santos Araújo, Shirley Paz Landim, Silvia Aparecida Prado; Pessoal Técnico Administrativo: Cleonice Miranda Povidaiko, Diranildes Chaves Reis, Creuza Gomes de Oliveira, Francisco Carlos Lauefer, Irenilda Terezinha Medeiros Lima, Izaura Pereira de Lima Souza, Valdete Souza Padilha, Carla Vieira da Silva, Katia Simeia de Souza, Ismael Rocha da Silva, Sandra Gomes de Oliveira, Núbia Alves da Silva, Izabel Faria, Ana Augusto Sathler Moreira, Luiz Cassimiro de Oliveira, Maria Helena Pinto, Maria Aparecida dos Santos, Vanessa Amélia Stevanelli; Em Licença Médica ou Prêmio: Amanda Kaiser de Oliveira, Elsilene Rodrigues de Ramos, Gesiane Neves da Silva, Lucília da Silva, Lucineide Frazão de Oliveira Moura, Maria Bonatto Fernandes, Cátia Lima de Araújo Fernandes.
            No décimo ano de funcionamento a escola oferecerá o Ensino Fundamental de nove anos, de 2º ao 5º ano. Para o ano de 2014 estamos propondo o Projeto “Turma da Mônica: Um Encontro de Prazer Com a Leitura”, que será desenvolvido nas turmas do 3º e 4º ano, uma vez que no ano anterior foram as turmas que apresentaram maior índice de retenção, com o objetivo de oferecer alternativas diferenciadas de aprendizagem, tendo como ponto de partida a leitura do gênero Histórias em Quadrinho, uma leitura atrativa, cujos personagens também são crianças, com os quais os alunos se identificam imediatamente, através dos quais podem ser trabalhados todos os conteúdos da alfabetização e temas transversais, fazendo um paralelo com a realidade que os cerca, para despertar no aluno o desejo de ler, de conhecer mais sobre o que viu, enriquecendo as informações das mais variadas procedências e contextos, que o mesmo traz consigo, incentivando o senso crítico, a capacidade de ler a realidade e de agir para transformá-la, impregnando de sentido a vida cotidiana. O projeto será financiado pelo PROFIPES.
           Nossa meta é elevar o índice geral de desempenho acadêmico dos alunos 3º ano, de 97,7 % no ano letivo de 2013, para 99,0 % no final do Projeto, no mês de dezembro deste ano, e do 4º ano de 97,4 % para 99,0 %, elevar o nível de desempenho na Provinha Brasil de 4,  no início do ano para 5, elevar o nível de proficiência abaixo do básico e básico para o nível adequado  na SAERO, superar índices de desempenho apresentados pelo 5º ano na SAERO elevando os níveis de proficiência  abaixo do básico e básico para o nível adequado, assim como os índices de desempenho na Prova Brasil/SAEB que, juntamente com outros dados, resultam na elevação do índice do IDEB de 5.0 (2011) para 5.2.
A Escola continuará oferecendo o Programa Mais Educação que tem por finalidade ampliar a jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral, por meio da articulação de ações, de projetos e de programas do Governo Federal e suas contribuições às propostas, visões e práticas curriculares da rede pública estadual de ensino, alterando o ambiente escolar e ampliando a oferta de saberes, métodos, processos e conteúdos educativos.
             Teremos a continuidade do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – e o ciclo básico de alfabetização.
            A formação da equipe técnica-pedagógica para o ano letivo de 2014 ficou assim constituída: Direção: Maria de Fátima Oliveira Alves; Vice-direção: Ivone Cipriano da Silva; Secretária: Diva Bezerra Batista; Coordenação Pedagógica: Clarita Júlia Haubert Mantelli; Coordenação da Sala de Recursos Multifuncional: Maria da Glória Carvalho Sá; Orientação Educacional: Márcia Helena Chaveiro; Coordenação da Telessala: Edgar Monteiro da Silveira; Bibliotecária: Paulo Roberto Paula Assis; Coordenação do Projeto Palavras Andantes: Rosemere Gambatti; Pale: Marcela Carneiro; Odontóloga: Maria Beatriz Gasparin Boni; Auxiliares de Secretaria: Tânia Maria Fantim Oliveira Vilarin, Fabiana Ferreira Freitas, Zélia Maria Cardoso; Coordenação Laboratório de Informática Educacional:Cátia Araújo de Lima Fernandes; Psicopedagoga: Silvani Pacheco Santana; Coordenador do Programa Mais Educação: Ozias Alves; Coordenação Mesa Alfabética: Maria de Fátima CarinhenaAlabi; Coordenador Projeto Meio Ambiente e Escola Sustentável: Francisco Carlos Lauefer; Professores(as): Ana Caroline Stringhi, Deisielle Barbosa Sgamate Prado,  Maria Korlikoski Stringhi, Inês Moreira da Cruz, Maria de Nazaré Vargas Quintão, MarileiZucchinali,  Ivoni Castilho Corrêa, Edna Messias Bueno, Marilete Bernardi Nunes,  Maria Glória Santos Araújo, Shirley Paz Landim, Silvia Aparecida Prado, Ivonete Santos Machado; Pessoal Técnico Administrativo: Cleonice Miranda Povidaiko, Diranildes Chaves Reis, Creuza Gomes de Oliveira, Irenilda Terezinha Medeiros Lima, Izaura Pereira de Lima Souza, Valdete Souza Padilha, Katia Simeia de Souza, Ismael Rocha da Silva, Sandra Gomes de Oliveira, Izabel Faria, Luiz Cassimiro de Oliveira, Maria Helena Pinto, Maria Aparecida dos Santos, Vanessa Amélia Stevanelli; Em Licença Médica ou Prêmio: Lucília da Silva, Maria Bonatto Fernandes, Carla Vieira da Silva e Ana Augusto Sathler Moreira, .
            A escola seguirá a mesma proposta pedagógica dos anos anteriores, ou seja, crítico social dos conteúdos, com as devidas adequações e diversos projetos multidisciplinares. 

Fonte: Projeto Político Pedagógico/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário